- Ementa
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Estudo da teoria e da crítica literária através de seu
desenvolvimento, abordagens e métodos, da segunda metade do
século XX à contemporaneidade, por meio da análise sistemática
de textos teóricos e da produção literária.
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- Objetivos
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Geral:
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Apresentar as principais teorias literárias do século XX,
considerando-as como fator de questionamento sistemático sobre o
fato literário, presente toda vez em que se analisa esse fato
pelo exercício da crítica literária.
Específicos:
-
Articular as teorias literárias contemporâneas à prática da
crítica literária, no âmbito dos estudos literários
acadêmicos circunscritos da segunda metade do século XX à
contemporaneidade;
Analisar
criticamente, de forma descritiva e sistemática, textos
literários de ficção da literatura à luz das teorias
literárias desenvolvidas a partir da segunda metade do século
XX, considerando, inclusive, o aporte de afinidades existentes
entre as disciplinas literárias (teoria e crítica) e as de
outros sistemas (linguísticos ou não), de forma
interdisciplinar e intertextual.
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- Metodologia de Ensino
O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas
expositivo-dialogadas;
destacando as discussões,
debates e reflexões com o intuito de problematizar a percepção
da literatura em suas mais variadas formas, bem como a sua
relação com as demais artes, redimensionando conceitos e
definições tidas como absolutas e evidenciando a construção
de conceitos viáveis para cada abordagem, entendimento,
percepção e interesse presente tanto na produção quanto na
sua recepção.
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- Descrição do Conteúdo/Unidades (Programa)
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Teoria da literatura e teorias literárias no século XX
e na atualidade; as teorias e os conceitos fundamentais do
comparatismo;
-
Principais correntes da crítica literária;
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Crítica e valor; crítica e cânone;
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Crítica literária e análise do texto literário: normativismo,
descritivismo;
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Crítica acadêmica; resenha literária; jornalismo cultural
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Cronograma de Execução
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Semana
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Data
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Tópico
Abordado
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Prática/Teórica
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1ª
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16/08/18
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Apresentação da disciplina. Comentários iniciais
sobre avaliação e procedimentos de trabalho - incorporação
das sugestões do grupo. Definição e aprovação do plano de
ensino. Levantamento dos principais conceitos desenvolvidos na
disciplina Estudos Literários I.
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4
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2ª
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23/08/18
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Integra CLC
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4
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3ª
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30/08/18
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Discussão com base nas
principais dificuldades teóricas evidenciadas com o intuito de
inserir a proposta com base nas noções de leituras, desleituras
e não-leituras. Leitura indicada:
- BAYARD, Pierre. Como
falar dos livros que não lemos? Tradução: Rejane
Janowitzer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
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4
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4ª
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06/09/18
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Debater as experiências de
leitura do grupo buscando relacionar os diversos aspectos
advindos das situações narradas. Fazer um levantamento das
obras referenciadas no livro de Pierre Bayard com o intuito de
aprofundar o seu sentido nos encontros seguintes.
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4
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5ª
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13/09/18
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Discutir a seguinte questão:
Quais obras estão tão presentes na cultura que não necessitam
mais serem lidas? Essa dispensa da leitura evidencia um
entendimento coerente da mesma ou apenas uma aceitação por
parte da coletividade do que lhe foi dito acerca das mesmas?
Reflexão sobre o conceito de cânone e sua relação com a
crítica literária. Leitura do texto:
-
REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luis (Org.). Palavras
da crítica: tendências e
conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
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4
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6ª
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27/09/18
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As principais correntes da
crítica literária a partir do autor, da sociedade, do texto e
do leitor. Evidenciar as diferenças entre historiador, teórico
e crítico e as aproximações necessárias na busca de uma
análise e interpretação mais consistentes do texto literário.
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4
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7ª
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04/10/18
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Semana
Acadêmica dos Cursos de Letras
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8ª
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11/10/18
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A questão da autoria – diferença
entre narrador e autor.
Discussão e comentários a partir do texto:
- BENJAMIN, Walter.
O autor como produtor. In: _____. Magia e técnica, arte e
política. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo:
Brasiliense, 1985.
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9ª
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18/10/18
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Reflexão com base nos textos
indicados com o intuito de discutir o espaço ficcional e seu
impacto no leitor – considerações sobre a Estética da
Recepção:
- ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA,
Luiz Costa (org.). A
literatura e o leitor.
2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
- MANGUEL, Alberto. A última página. In: _____.
Uma história da leitura. Tradução: Pedro Maia Soares.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
- _____. Os livros e
os dias. Tradução: José Geraldo Couto. São Paulo:
Companhia das Letras, 2005. (capítulos referentes aos meses de
janeiro e maio de 2003).
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10ª
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25/10/18
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Semana
Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão
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11ª
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01/11/18
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Retórica e literatura:
entender a abordagem
retórica da literatura como uma modalidade intrínseca de
crítica, que leva não apenas o texto em si, mas também o ato
de emissão e seu efeito sobre o leitor. Comentários sobre
alguns aspectos da teoria Formalista para embasar a continuidade
das discussões.
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12ª
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08/11/18
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Estruturalismo e
pós-estruturalismo: a busca
por um modelo que pudesse abordar todas as formas narrativas
existentes, suas potencialidades e limitações.
-
TODOROV, Tzvetan. As
estruturas narrativas.
Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006.
-
BONNICI, Thomas. Teorias Estruturalistas e Pós-Estruturalistas.
In: BONNICI,
Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (Orgs.).
Teoria Literária.
Abordagens
históricas e tendências contemporâneas.
3. ed. Rev. e Ampl. Maringá: EDUEM, 2009.
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13ª
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22/11/18
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Literatura e Sociedade:
reflexão e discussão a partir da leitura do texto:
-
SILVA, Marisa Corrêa. Crítica sociológica. In: BONNICI,
Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (Orgs.).
Teoria Literária.
Abordagens
históricas e tendências contemporâneas.
3. ed. Rev. e Ampl. Maringá: EDUEM, 2009.
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14ª
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29/11/18
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Descontrutivismo:
se
evidencia pela crítica à concepção metafísica que busca a
unificação de sentido das coisas, dos sujeitos e do mundo.
-
SISCAR, Marcos. A desconstrução de Jacques Derrida. In:
BONNICI,
Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (Orgs.).
Teoria Literária.
Abordagens
históricas e tendências contemporâneas.
3. ed. Rev. e Ampl. Maringá: EDUEM, 2009.
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15ª
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06/12/18
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Literatura
de testemunho: reflexão
a partir das narrativas autobiográficas.
- SARLO,
Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada
subjetiva. Tradução: Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo:
Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
-
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.). História,
memória, literatura.
O testemunho na era
das catástrofes.
Campinas: Editora Unicamp, 2003.
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16ª
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13/12/18
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Discussões a partir das
abordagens presentes no texto:
- MARTINS, Maria Helena.
(Org.). Outras leituras: literatura, televisão, jornalismo de
arte e cultura, linguagens interagentes. São Paulo: Editora
SENAC São Paulo; Itaú Cultural, 2000.
Organização de projetos para
o estudo crítico de um texto literário de livre escolha.
Apresentação de referências de outras perspectivas críticas
para a elaboração do projeto, tais como: crítica feminista,
psicanalítica, pós-colonialista.
- Avaliação da disciplina -
comentários sobre o aproveitamento e as atividades realizadas.
Encerramento da disciplina.
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17ª
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20/12/18
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Exame
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sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Cronograma de trabalho - Estudos Literários II
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