segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Inscrições para Curso sob a égide do totalitarismo e autoritarismo: a literatura como reflexão (II)



Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Sob a égide do totalitarismo e do autoritarismo: a literatura como reflexão. A atividade conta com apoio do Grupo de Pesquisa Ícaro e está ligado à CAEXT.  As atividades do curso serão realizadas nos meses de outubro e novembro às quartas-feiras pela manhã no Casarão 8 - Museu do Doce.

Numa perspectiva de literatura e sociedade (Candido, 2006) e narrativa e resistência (Bosi, 1997), dentre outras fundamentações teóricas, e tendo enfoque nesta edição a literatura brasileira, o curso irá propor uma reflexão sobre o autoritarismo a partir de leituras de livros nacionais pós 1964. Entre os romances de leitura sugerida e que serão discutidos ao longo das atividades estão Sombras de Reis Barbudos, de J. J. Veiga (1972), Incidente em Antares, de Érico Veríssimo (1971), Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão (1981), Delacroix Escapa das Chamas, de Edson Aran (2009), Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca (1975) e Esta Terra Selvagem, de Isabel Moustakas (2016). Nesta perspectiva discutiremos o romance pós 1964 e o gênero fantástico, o distopismo na literatura brasileira e o espaço urbano como território de violência e opressão. 

Para realizar a sua inscrição basta preencher o formulário abaixo. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: literaturaepoder@gmail.com. Além disso, vocês podem acessar posts anteriores deste blog em que temos textos e discussões da primeira edição do curso. 


4 comentários:

  1. Já estão a disposição os dias em q ocorrerão os encontros para as discussões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Os encontros acontecerão às quartas-feiras das 08:30 às 12:00 a partir do dia 18 de Outubro.

      Por. Douglas Eralldo

      Excluir
    2. Oi Li. As inscrições inicialmente vão até o dia 29 de setembro, e as atividades dar-se-ão nos meses de outubro e novembro com começo dia 18/10.

      Excluir