sexta-feira, 23 de junho de 2017

Entre oprimido e opressores, entre vítimas e carrascos: reflexões.


"os habitantes de um país totalitário são arremessados e engolfados num processo da natureza ou da história para que se acelere seu movimento; como tal só podem ser carrascos ou vítimas de sua lei inseparável." (Hannah Arendt: As Origens do Totalitarismo)

"as massas contrariamente ao que foi previsto, não resultaram da crescente igualdade de condição e da expansão educacional, com a sua consequente perda de qualidade popularização de conteúdo, pois até os indivíduos altamente cultos sentiam particularmente." (Hannah Arendt: As Origens do Totalitarismo)

"resistir ao pensamento consolidado, às verdades absolutas, é se tornar humano. Ao compartilharmos as vitórias brindamos o fracasso do humano. A proposta pode ser inversa: compartilhar e aceitar as derrotas e brindar o essencialmente humano, seu fracasso e sua vitória inalienável." (João Luis Pereira Ourique: In:Sobre a nossa renovada capacidade de sofrer... Uma leitura d’O fígado de Prometeu, de Antonio Callado)

“enquanto eles [Os Proletas] não se conscientizam, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar.” (George Orwell: 1984)

"Mesmo quando eles ficavam insatisfeitos, como às vezes acontecia, sua insatisfação não levava a lugar nenhum, porque, desprovidos de ideias gerais como eram, só conseguiam fixar-se em queixas específicas e menores. Os grandes males invariavelmente escapavam a sua atenção." (George Orwell: 1984)

“se é que há esperança, a esperança está nos proletas” - Winston Smith (George Orwell: 1984)

5 comentários:

  1. A questão dos proletas de 1984 é muito pertinente e dialoga com o status quo. Vemos como o sistema totalitário colabora para a alienação do sujeito o qual, enquanto estiver imerso nesta sociedade, não consegue exercer o que para nós, atualmente, é um direito: o seu desenvolvimento pleno.
    Ao meu ver, há um ciclo vicioso e sistemático, elaborado pelas classes dominantes, sem deixar uma possível saída para os dominados. “enquanto eles [Os Proletas] não se conscientizam, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar."(George Orwell: 1984).

    ResponderExcluir
  2. Para min podemos levantar uma série de perguntas como: O que pode ocorrer com uma sociedade altamente vigiada? E quando essa vigilância transforma-se em mecanismo para controlar as pessoas? Pois no livro 1984, onde o Estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância, imposta pelo partido, onde ninguém escapa do seu poder. E ao meu ver quer dizer um sistema criado para ser alienado, pois aonde há um grande vigilância sem deixar passar nada, e somente o que lhes convém, se torna algo robótico, porque um certo grupo seleto impõem e grande maioria apenas obedece, então enquanto essa grande maioria não se conscientizar não haverá, não haverá voz para mudança.

    ResponderExcluir
  3. O último parágrafo do post acima, aborda, claramente, uma questão ainda muito latente na atual sociedade em que vivemos:a dificuldade de analisar a real motivação de um problema. Com isso, acabamos criticando e nos revoltando apenas com o restado fim (menor e imediato) da questão e acabamos ignorando o motivo real da corrupção, por exemplo. Ficanos revoltados quando somos assaltados, mas não percebemos que somos vítimas da violência por conta de uma série de fatores ligados diretamente e exclusivamente do desvio de dinheiro público da segurança e educação. Isso acontece por sermos massa de manobra dos poderos, até as pessoas críticas acabam sendo usadas também, pois nesse sistema todos somos vítimas de uma opressão cega.

    ResponderExcluir
  4. O último parágrafo do post acima, aborda, claramente, uma questão ainda muito latente na atual sociedade em que vivemos:a dificuldade de analisar a real motivação de um problema. Com isso, acabamos criticando e nos revoltando apenas com o restado fim (menor e imediato) da questão e acabamos ignorando o motivo real da corrupção, por exemplo. Ficanos revoltados quando somos assaltados, mas não percebemos que somos vítimas da violência por conta de uma série de fatores ligados diretamente e exclusivamente do desvio de dinheiro público da segurança e educação. Isso acontece por sermos massa de manobra dos poderos, até as pessoas críticas acabam sendo usadas também, pois nesse sistema todos somos vítimas de uma opressão cega.

    ResponderExcluir
  5. A questão da última citação é bem irônica, pois o Winston Smith diz que “se é que há esperança, a esperança está nos proletas”, mas ele trabalhava na manipulação das informações e, consequentemente, na alienação deles. Ele depositava esperança nos proletas, mas ele mesmo contribuía para a alienação deles!?! O mais incrível é que ele, mesmo trabalhando com as mudanças nas noticias, etc. e tendo consciência de tudo, acaba sendo vitima desse sistema também, mas não pode fazer nada porque seria a opinião dele contra a do sistema e de toda a sociedade alienada.

    ResponderExcluir