quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ementa, objetivos, bibliografia - Teorias e Práticas de Leitura

Nome da disciplina: Teorias e Práticas de Leitura
Código: 1320002


Departamento/s: Câmara de Ensino
Carga Horária Semanal:
Presencial: 3h/t+1h/p
Não presencial: 1h/e
Créditos: 5
Curso:
Licenciatura em Letras – Português
Professor: João Luis Pereira Ourique
Ementa:
A leitura de textos verbais e não verbais como fenômeno de língua e de linguagem.

Objetivos:
Oportunizar ao aluno condições que lhe permitam:
  • desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, estrutura e funcionamento da língua e da linguagem, para que ele possa obter um bom desempenho de leitura, frente a diferentes textualidades;
  • lidar com uma diversidade de gêneros, tipologias e estilos discursivos, sob o ponto de vista de teorias linguísticas e literárias, com o intuito de proporcionar uma reflexão teórica acerca dos elementos constitutivos da linguagem.
    Bibliografia básica:
  • ISER, Wolfgang. O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998.
  • MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Ed. Contexto, 2006
  • ORLANDI, Eni P. e LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes, 2006.
  • MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1988.
    Bibliografia complementar:
  • BAZERMAN, C., DIONISIO, A. e HOFFNAGEL, J. C. (orgs.) Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
  • KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
  • MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário