Ementa:
A leitura de
textos verbais e não verbais como fenômeno de língua e de
linguagem.
Objetivos:
Oportunizar ao aluno
condições que lhe permitam:
desenvolver
uma prática reflexiva sobre a natureza, estrutura e
funcionamento da língua e da linguagem, para que ele possa obter
um bom desempenho de leitura, frente a diferentes textualidades;
lidar
com uma diversidade de gêneros, tipologias e estilos
discursivos, sob o ponto de vista de teorias linguísticas e
literárias, com o intuito de proporcionar uma reflexão teórica
acerca dos elementos constitutivos da linguagem.
Bibliografia
básica:
ISER, Wolfgang.
O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1999.
KLEIMAN,
Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São
Paulo: Pontes, 1998.
MAINGUENEAU,
Dominique. Discurso literário. São Paulo: Ed. Contexto,
2006
ORLANDI, Eni P.
e LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Discurso e textualidade.
Campinas, SP: Pontes, 2006.
MARTINS, Maria
Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Bibliografia
complementar:
BAZERMAN,
C., DIONISIO, A. e HOFFNAGEL, J. C. (orgs.) Gêneros
textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez,
2005.
KATO, Mary. O
aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
MAINGUENEAU, Dominique.
Elementos de linguística para o texto literário. São
Paulo: Martins Fontes, 1996.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário