terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estética da recepção - atividade de recuperação


Elabore um texto em que a discussão sobre o papel do leitor seja abordado com base nas perspectivas da estética da recepção. Esse texto deverá ser entregue na próxima aula. Não deverão ser feitas postagens, pois não serão consideradas. O trabalho poderá ser entregue impresso ou manuscrito ou mesmo ser confeccionado durante o período da aula (dia 29 de janeiro para a turma da noite e dia 31 de janeiro para a turma da tarde). Não serão aceitos trabalhos entregues após a data prevista.
Abaixo, segue uma citação da apresentação de Luiz Costa Lima para o livro A literatura e o leitortextos de estética da recepção:

“Cabe acrescentar que essa substituição doo leitor por uma estética da produção fora facilitada porque, nos séculos passados, sobretudo nos tratados de retórica, o leitor era invocado dentro de um contexto normativo, isto é, era invocado para que se dissesse como deveria se conduzir, assim como quais os estilos e gêneros adequados às diversas circunstâncias. Assim sucedera na Roma antiga e voltara a se dar tanto nas poéticas renascentistas, como na estrita regulação do teatro clássico francês. Noutras palavras, obra e leitor faziam parte de um círculo fechado, sujeito às normas de que o autor das retóricas era o representante, se não o legislador. Por isso a luta pela autonomia do discurso literário passava pelo desdém com os cuidados com o leitor. É esse o contexto histórico que motivava o fragmento nº 85 dos 'Kritische Fragmente':

Todo autor legítimo (rechtlich) escreve para ninguém ou escreve para todos. Quem escreve para que possa ser lido por estes e aqueles, merece não ser lido. (Schlegel, F. 1797, 157)


A desconsideração do leitor era proposta a partir de duas perspectivas: da clássica e da moderna. Do ponto de vista clássico, não o levar em conta era romper frontalmente com o pacto normativo; do ponto de vista moderno, não se sujeitar ao que, a partir de agora, será cada vez mais intensamente o pacto comercial.” (2002, p 15-16)

2 comentários:

  1. Gostaria de saber por que a turma da noite teve menos tempo que a turma da tarde para entregar essa atividade. Já que temos o mesmo conteúdo e postamos no mesmo blog, seria bem mais justo que o tempo de entrega das duas turmas fosse o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissa
      Desde o início do semestre essa sistemática foi adotada. As turmas tiveram o mesmo tempo após a aula ser ministrada. Como a turma da noite teve as aulas na quarta-feira, teve dois dias de antecedência em relação à turma da tarde, que somente discutiu e teve oportunidade de tirar dúvidas acerca daquele tema na sexta-feira à tarde. Apesar da postagem estar disponível, os alunos ainda não tinham acompanhado os debates e nem realizado as leituras no mesmo momento que a turma da noite.
      Não acredito também que haja alguma injustiça, pois se tratam de duas turmas diferentes, com critérios próprios de avaliação, ainda que o blog concentrasse essa experiência de trabalho.

      Excluir