tag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post5203227021974955255..comments2023-07-09T00:43:41.557-07:00Comments on Crítica Literária: EstruturalismoJoão Luis Pereira Ouriquehttp://www.blogger.com/profile/14826349223536063390noreply@blogger.comBlogger59125tag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-31939256075701351132018-09-26T16:39:12.848-07:002018-09-26T16:39:12.848-07:00Ainda é um pouco confuso para mim. Estou fazendo a...Ainda é um pouco confuso para mim. Estou fazendo a disciplina de Crítica Literária e estou diante de dois textos: um de Chklovski e outro de Barthes (ou seja, um formalista russo e um estruturalista). A impressão que tenho é que há pontos em comum, especialmente a questão da leitura imanentista do texto. O primeiro parece estar preocupado em analisar os procedimentos (imagem poética e recursos estilísticos) utilizados pelo autor/escritor (realmente, sem importar quem seja) que dão valor estético à obra. Em outras palavras, a forma que leva a uma maior percepção estética pelo leitor. O segundo, partindo também de uma leitura imanente do texto, fala em atividade estrutural (não o Estruturalismo de Saussure). Uma atividade que analisa a obra por etapas: decompõe o texto, agrupa elementos em conjuntos de acordo com suas semelhanças, analisa a interrelação entre eles, a função de cada elemento dentro do contexto do texto, e posteriormente a recompõe, trazendo um objeto novo, inteligível. Ou seja, analisando a obra com mais profundidade e não apenas na superfície, adicionando à obra original o simulacro (o objeto real, inicial + intelecto humano). Os elementos ou unidades que foram agrupados, analisados, inter-relacionados podem ser personagens, lugares, contextos sociais, etc. Ou seja, não me parece que a atividade estruturalista esteja totalmente afastada do contexto social, desde que esse elemento esteja presente no texto. Dessa maneira, a impressão que tenho é que a análise estrutural é mais complexa e profunda que a realizada pelos formalistas. Mas, ainda engatinhando nessa matéria. Teca Fariashttps://www.blogger.com/profile/09571127939057927959noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-1971060301804239932017-10-21T20:37:58.240-07:002017-10-21T20:37:58.240-07:00gente, Qual a relação entre a postura dos formali...gente, Qual a relação entre a postura dos formalistas russo?Língua portuguesahttps://www.blogger.com/profile/12442927341422619275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-26599812130151632522013-12-11T16:54:20.262-08:002013-12-11T16:54:20.262-08:00Boa noite Juliana,
Obrigado pela resposta.
Relendo...Boa noite Juliana,<br />Obrigado pela resposta.<br />Relendo a minha frase, percebo que eu quis expressar que o Estruturalismo tinha um princípio de analisar literatura observando a sua literariedade. No entanto, o Estruturalismo não visava propor uma "escola literária" ou como um "estilo de produção". Com outras palavras, a análise se detinha ao produto do "falecido autor" e não a como o escritor "deveria ter escrito". Faz sentido o que eu quero dizer ou estou equivocado com o conceito?<br />Seu argumento sobre a introdução foi mais que acatado. A nota 0.9 é bastante plausível.<br />Agradeço pela atenção.<br />Até semana que vem.<br />GRLNGilson Lopeshttps://www.blogger.com/profile/16989377458035892745noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-83158818730028983752013-12-11T07:33:30.110-08:002013-12-11T07:33:30.110-08:00Oi, Gilson!
Explicando teu 0.9: teu comentário est...Oi, Gilson!<br />Explicando teu 0.9: teu comentário está muito bom. Só descontei pq tu começou o argumento já a partir do estruturalismo, quando podias (como sugeria a proposta) falar um pouco da relação do estruturalismo com o formalismo - a "evolução" de uma teoria para outra.<br />Outra coisa que me chamou a atenção é tua afirmação "esta reestruturação de conceitos não visou o estabelecimento de princípios de produção, mas nos da análise das produções". Eu concordo com isso, mas quando falas do heroi problemático ele está mudando a concepção do fazer literário, mas não sei se entendi bem o que tu quis dizer.<br />Caso eu não tenha te explicado bem, estou à disposição. :)Ju Grossihttps://www.blogger.com/profile/02610664383586661015noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-19672202603707799752013-11-28T15:24:30.021-08:002013-11-28T15:24:30.021-08:00Um crítico estruturalista analisaria a relação sub... Um crítico estruturalista analisaria a relação subjacente dos elementos a estrutura, como exemplo, uma história, ao invés de focalizar em seu conteúdo. Um exemplo básico são as similaridades entre 'Amor, sublime Amor' e 'Romeu e Julieta‘. Apesar de as duas histórias ocorreram em épocas e lugares diferentes, um estruturalista argumentaria que são a mesma história, devido à estrutura similar: em ambos os casos, uma garota e um garoto se apaixonam (ou, como podemos dizer, são +AMOR) apesar de pertencerem a dois grupos que se odeiam (-AMOR), um conflito que é resolvido por suas mortes. Consideremos agora a história de duas famílias amigas (+AMOR) que fazem um casamento arranjado entre seus filhos apesar deles se odiarem (-AMOR), e que os filhos resolvem este conflito cometendo suicídio para escapar da união. Um estruturalista argumentaria que esta segunda história é uma 'inversão' da primeira, porque o relacionamento entre os valores do amor e dos dois grupos envolvidos foi invertido. Adicionalmente, um estruturalista argumentaria que o 'significado' de uma história se encontra em descobrir esta estrutura ao invés de, por exemplo, descobrir a intenção do autor que a escreveu. Entretanto, Formalismo Russo analisaria a forma literária e o estudo dos artifícios internos do texto. O autor e o contexto não eram essenciais para os formalistas A obra literária não era um veiculo de idéias ou reflexão social Literariedade: qualidade literária e traços distintivos do texto literário Não se desconsidera, a não ser em algumas exceções, o contexto histórico da obra A perspectiva diacrônica era indispensável para a teoria A adsense compreensão do objeto literário deve partir do próprio objeto Comparar linguagem poética com linguagem cotidiana Método descritivo-morfológico (descrição da obra e das suas funções) Entender que procedimento será usado para estruturar a obra (escolha de ABAB por exemplo tem implicação formal sobre o sentido, ponto de vista subjetivo ou objetivo). A forma vai ser tudo o que se pode entender em um texto Natureza autônoma da linguagem poética.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04081298109554619345noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-48014325893467447182013-11-28T03:38:00.378-08:002013-11-28T03:38:00.378-08:00Entreguei este comentário em aula.Entreguei este comentário em aula.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18260214152295875112noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-26839711758828481352013-11-21T18:49:55.333-08:002013-11-21T18:49:55.333-08:00“[...]O que havia acontecido com a história literá...“[...]O que havia acontecido com a história literária? tornava-se necessária uma teoria literária que, embora preservasse a tendência formalista da Nova Crítica, insistindo no fato de a literatura ser um objeto estético e não uma prática social, fizesse de tudo isso algo mais sistemático e ‘científico’[...]”.(Eagleton, 2006, p.137)<br /><br />“As opiniões linguísticas de Saussure influenciaram os formalistas russos, embora em si o formalismo não seja exatamente um estruturalismo. Ele vê os textos literários “estruturalmente”, e transfere a atenção do referente para o signo em si mesmo, mas não se interessa particularmente pela significação como um elemento diferencial ou, como ocorre em grande parte da obra formalistas, pelas leis e estruturas ‘profundas’ que subjazem aos textos literários. Foi, porém, um dos formalistas russos – o linguista Roman Jakobson – quem estabeleceu a ligação principal entre o formalismo e o estruturalismo moderno[...].”(Eagleton, 2006, p.147)<br /><br />“[...] A própria palavra ‘estruturalismo’ indica um método de investigação, que pode ser aplicado a toda uma gana de objetos[...]”(Eagleton, 2006, p.151)<br /><br />De acordo com as citações acima da obra “Teoria da Literatura Uma Introdução”, de Terry Eagleton, e o mencionado no texto acima, podemos notar que os formalistas analisavam a literariedade do texto e os estruturalistas estudavam o discurso e o que está dentro dele. Os estruturalistas preocupavam-se apenas com o discurso e não analisavam o contexto histórico, pois para eles não havia a possibilidade de transformação porque tudo era considerado discurso. Criaram uma estrutura capaz de dar conta de todos os elementos do texto, na qual a especificidade de cada obra não era importante, mas o que interessava era a estrutura e como era utilizada para compor a obra.<br />Ler o texto e compreendê-lo no limite da sua materialidade é o que o estudo estruturalista se impõe. Tudo é linguagem, sem se colocar em um contexto histórico e social, pois o trabalho dos estruturalistas era a análise dos elementos linguísticos. Utilizavam um método de análise fechado, pois eles descreviam e analisavam rigorosamente os objetos de estudo.<br />Em “O Cortiço”, de Aluízio de Azevedo, podemos citar o seguinte trecho: <br />“ Eram cinco horas da manhã, e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolência de neblina as derradeiras notas da última guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se à luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia”(Azevedo, 2010, p.21). Neste trecho se analisarmos pelo aspecto formalista, poderemos observar o modo como a linguagem literária foi utilizada para retratar o Cortiço. Já se analisarmos pelo aspecto estruturalista, podemos notar que o Cortiço está sendo mencionado no texto como um personagem da narrativa e, o fato de o cortiço ser o protagonista principal dessa narrativa é o ponto ao qual os estruturalistas iriam se deter, pois eles analisavam o personagem dentro da obra e não em um contexto maior. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02639884088373618716noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-80740196447357325792013-11-21T09:50:02.947-08:002013-11-21T09:50:02.947-08:00Segundo o Estruturalismo, a interpretação te um te...Segundo o Estruturalismo, a interpretação te um texto pode ser feita apenas com elementos que nele constam. Possíveis inferências feitas pelo leitor que saiam da estrutura do texto não são caras aos estruturalistas. Bem como no Formalismo, o trabalho com a linguagem é de muita importância ao Estruturalismo. Este é, entretanto, um pouco mais abrangente do que aquele, uma vez que trabalha também com uma maior base científica no texto; as relações que os fatos apresentados neste texto têm com o restante do mesmo, ou com enredo em si, é o que de fato importa aos estruturalistas. Na obra "A Metamorfose" de Franz Kafka (1912), por exemplo, interpretar a relação da personagem Gregor Samsa com a família como sendo uma representação -desabafo- do autor a sua prórpia relação com o pai - que fora muito conturbada - não é algo que a visão estruturalista sustente; logo, uma análise contextual da obra não é plausível para o Estruturalismo. <br />Por outro lado, inferir que a trama pode ser um ciclo vicioso envolvendo as relações na família de Gregor é algo que, se sustentado por eventos existentes na história, pode ser coerente, já que no início é Gregor quem sustenta a casa e paga as dívidas da família: "Se não me contivesse, por causa dos meus pais, teria pedido demissão há muito tempo. (...) Bem, ainda não renunciei por completo à esperança: assim que juntar o dinheiro para lhe pagar a dívida dos meus pais - deve demorar ainda de cinco a seis anos - vou fazer isso sem falta." (KAFKA, 2010, pg. 9), e ao final, após a morte de Gregor, os pais veem na irmã dele uma oportunidade de não serem desamparados: "Enquanto conversavam assim, ocorreu ao senhor e à senhora Samsa, quase que simultaneamente, à vista da filha cada vez mais animada, que ela - apesar da canseira dos últimos tempos, que empalidecera suas faces - havia florescido em uma jovem bonita e opulenta. Cada vez mais silenciosos e se entendendo quase inconscientemente através de olhares pensaram que já era tempo de procurar um marido pra ela." (KAFKA, 2010, p. 84 e 85).Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06036647599956037931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-89988359535387150172013-11-14T17:59:51.393-08:002013-11-14T17:59:51.393-08:00Em uma visão estruturalista em que a analise se li...Em uma visão estruturalista em que a analise se limita aos limites estruturais do texto,isto é, analisa a materialidade do texto poderíamos supor uma possível leitura estruturalista e também uma visão formalista para a seguinte passagem da obra de Erico Veríssimo Um certo capitão Rodrigo:<br />"Buenas e me espalho, nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!" <br />Este trecho refere-se a fala de capitão Rodrigo ao chegar em santa fé,Uma visão estruturalista analisaria os aspectos da fala regional do personagem como "prancha" e "talho" que se refere ao facão de lado e a parte cortante do facão respectivamente.Uma visão formalista, por sua vez, iria levar em consideração também o sentido de impacto que causa a frase demonstrando um símbolo do gaucho destemido, generoso e com espírito libertário porem este símbolo é inspirado em homens que historicamente não eram tão amigáveis assim.Na segunda analise foi observado um aspecto que não esta contido no texto,esse perfil estava contido nos documentos da época que descrevem os gaúchos quase como páreas.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16989281034560140163noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-63057299094674633782013-11-14T17:54:53.500-08:002013-11-14T17:54:53.500-08:00Como foi apresentado a escola estruturalista mant...Como foi apresentado a escola estruturalista mantém se ligada a formalista, amparando se nesta para desenvolver seus estudos apontando como principal diferença o cientificismo, ou seja, o rigor científico como critério a obra se manifestada de maneira pré elaborada.<br /> Márcio Rodrigues T2<br /> Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15801100786298812725noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-57890167998055735332013-11-14T14:40:52.089-08:002013-11-14T14:40:52.089-08:00A perspectiva estruturalista inova em relação à fo...A perspectiva estruturalista inova em relação à formalista por propor uma análise que não seja completamente encerrada em uma obra particular, mas que recorra a discursos, modelos ou estruturas previamente notados e observe como esses modelos se corporificam em uma ou mais obras. Nas palavras de Todorov, “O objetivo desse estudo não é mais articular uma paráfrase, um resumo argumentado da obra concreta, mas propor uma teoria da estrutura e do funcionamento do discurso literário, apresentar um quadro dos possíveis literários, do qual as obras literárias existentes aparecem como casos particulares realizados.” (TODOROV, 2006, p. 80) O autor chega a demonstrar essa variedade de realizações em passagens de “As Estruturas Narrativas”, explicitando como se podem estabelecer esquemas recorrentes, como o esquema da intriga (TODOROV, 2006, p. 85) e como as obras podem violar ou atender a certos princípios desse esquema na sua manifestação concreta. <br /><br />Um exemplo de leitura renovadora a partir dessa perspectiva é a do conto “El presupuesto”, de Mario Benedetti. Os funcionários de uma repartição ficam em constante expectativa pela chegada de um novo orçamento do Ministério e, certos de que terão acesso a essa verba em breve, põem-se a adquirir bens materiais. No entanto, o orçamento inesperadamente demora a chegar, e a expectativa continua até o final do conto, dando a entender que essa angústia continuará a se prolongar. Nesse sentido, uma análise estrutural mostra muito mais do que um simples “final triste”, mas uma violação de uma determinada estrutura do conto, na qual temos um status quo, um conflito e uma resolução definitiva. Pelo contrário, o conflito parece se estender para além do conto – a última frase é “Pero dice el Ministro que el presupuesto será tratado sin falta en la sesión del próximo viernes.” (“No entanto, diz o Ministro que o orçamento será tratado sem falta na sessão da próxima sexta-feira.”)Thais B.https://www.blogger.com/profile/07582716802402502149noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-21250236157337207802013-11-13T15:46:53.180-08:002013-11-13T15:46:53.180-08:00José Lins do Rego escreve o que posteriormente foi...José Lins do Rego escreve o que posteriormente foi chamado literatura do ciclo da cana de açúcar no qual procura recriar a atmosfera de uma classe senhorial do Nordeste que viveu séculos da exploração da cana de açúcar e entra a partir de mais ou menos 1870 em franca decadência que se acentua ainda mais nas 2 primeiras décadas do século XX. <br /><br />Seu primeiro romance deste ciclo intitulado “Menino de Engenho” conta a trajetória do personagem Carlos de Melo no período da infância sob as cores de uma infância sem problemas numa paisagem tranqüila onde o personagem que pertence a uma classe senhorial vive e vê a vida deste ponto de vista e percebe o mundo sem grandes sobressaltos, brinca como os outros meninos de sua idade, se alimenta como os meninos de sua classe social, etc. Seria o tipo de livro descompromissado, desproblematizado, mar de rosas, numa infância feliz, exceto pelo inicio do livro em que a mãe é assassinada pelo pai e a DST que adquire em sua relação sexual, tirando estes 2 acontecimentos temos esta criança numa vida regalada. <br />Essa problematização necessária para lermos a obra Menino de Engenho só pode ser dada, em minha opinião, com elementos extra-textuais, coisa que o formalismo e o estruturalismo não permitem. Ambas correntes tiveram o mérito de fazer nascer uma crítica literária com pretenções de disciplina científica, tirando a análise da literatura do campo subjetivo e dotando-a de elementos necessários para permitir uma porta de entrada no texto de modo a possibilitar uma melhor fruição da obra de arte. Entretanto ambas as correntes centram suas análises nos elementos internos presentes no próprio texto, não admitindo contribuições de elementos presentes fora do texto analisado. Tais correntes ainda que pese seu pioneirismo e seu esforço de análise, são incapazes de problematizar questões sobre o narrador ou sobre a narrativa realizada na obra Menino de Engenho, justamente por nao incluir uma contextualização necessária conforme apontei no primeiro parágrafo deste post.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11132295958354604057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-89913416601607314552013-11-13T13:49:36.404-08:002013-11-13T13:49:36.404-08:00Corrigindo: Guimarães Rosa e não "Graciliano ...Corrigindo: Guimarães Rosa e não "Graciliano Ramos".Lilian Bizarrohttps://www.blogger.com/profile/10156101671984660853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-33020595496482264162013-11-13T11:42:43.804-08:002013-11-13T11:42:43.804-08:00OkOkJulianahttps://www.blogger.com/profile/16183235249222122795noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-44718530329070781072013-11-13T02:25:16.896-08:002013-11-13T02:25:16.896-08:00Estruturalismo.
Da forma a analisar "a obra p...Estruturalismo.<br />Da forma a analisar "a obra pela obra", assim como o formalismo, buscando dentro do texto apenas o que e como ele está construído, tais análises despertam ao leitor algumas limitações divergentes. Enquanto o formalismo não permite uma análise mais profunda ou melhor dizendo contextual, procurando sua época, numa análise social e histórica, o estruturalismo busca dentro do texto seu conceito histórico e social, porém, faz isso, observando o que o texto oferece de forma somente explícita, deixando assim de lado o interesse no que está implícito e também a autoria da obra. <br /><br />Cito a obra "La Celestina" de Fernando de Rojas, de 1499, sobre a perspectiva de uma análise estruturalista, destacaria nesta obra a preocupação de uma civilização atolada em dogmas e conceitos religiosos, desde Cristãos a Feiticeiros, também poderia destacar a colocação da mulher perante uma sociedade de uma época machista.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11505963065069782711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-30345937362581744462013-11-12T22:43:54.865-08:002013-11-12T22:43:54.865-08:00O Estruturalismo
O estruturalismo buscou entender ...O Estruturalismo<br />O estruturalismo buscou entender uma obra pela sua imanência, isto é, buscar dentro da própria obra elementos estéticos que dialogassem entre si, mas sempre dentro da própria obra, e nunca fora dela, trabalha o que está explícito dentro do texto e não o que possa estar implícito, desprezando para isto ao próprio autor, ou seja, não interessando para esta analise o que o autor quis dizer e sim, o que está dito; era mais uma análise pragmática da obra, mas, levando em consideração o contexto histórico em que foi escrito; apoiando-se para isto na dicotomia saussuriana de “ referencial /referente “ ( Langue/parole), e sincronia/diacronia, contextualizando a obra com seu tempo.<br /> Desta forma eles apontavam elementos estruturais que podiam ser encontrados em outras obras contemporâneas, ou em obras escritas sob mesmos contextos históricos; se obras escritas em contextos históricos diferentes , mais baixo um regime ditatorial similar, encontraríamos entre elas um paralelismo , como por exemplo o grande uso de metáforas alusivas ao regime de repressão ao qual estavam subordinadas; utilizavam-se também da polissemia do signo.<br /> Para auxiliar nesse estudo os estruturalistas utilizaram- se de outras áreas de conhecimento, como a sociologia, historiografia, etc.; criando assim uma estrutura que dava conta de um grande número de obras literárias; e aquelas que não podiam ser analisadas, por não encontrar-se os elementos que eles preconizavam , eles afirmavam que pertenciam a outras áreas de conhecimento, e não à literatura; se esta teoria crítica avançava com relação ao formalismo ao dar mais autonomia ao leitor, por outro lado limitava-a, a apenas uma leitura contextualizada de uma época, e dentro da imanência do próprio texto.<br />Uma obra bem representativa desta teoria literária e o conto de J. J. Viegas, de nome “A Maquina Extraviada”, escrito durante a ditadura militar; que em forma epistolar é contada “a chegada ao largo da prefeitura da cidade no sertão”; esta obra carece de significado se não a contextualizamos historicamente, já que não teria sentido falar por metáforas sobre uma simples máquina; mas ao contextualizarmos ela historicamente, vemos sim a “máquina repressora da ditadura que se instalou no planalto central, ou mais precisamente na capital Brasília”.<br />A análise estruturalista serve também para a iconografia, em que um texto está aliado a uma imagem para reforçar esta ou fazer alusão a alguma coisa em especial, para tal cito como exemplo uma campanha a nível mundial, da veiculação de um comercial da marca Diesel, em que junto a uma foto de jovens acorrentados, rodeados de agua estava escrito a seguinte frase: “No son tus primeros jeans, pero podrían ser los últimos. Por lo menos dejarás un hermoso cadáver.” . Esta frase em português ficaria assim: “ Não são tuas primeiras calças de brim, mas poderiam ser as última. Pelo menos deixarás um formoso cadáver.” , esta frase foi escrita com a língua de cada pais em que foi veiculado tal comercial é em todos os países foi recebido como uma campanha publicitária mais, todos com exceção de um em especial, por retratar na história recente fetos que aconteceram e que ainda representava uma ferida aberta por encontrar um referencial direto, esse país era Argentina, que teve em sua história uma ditadura que acorrentava os jovens que transportados em aviões em que eram jogados fora no “Rio de la Plata”, cujos cadáveres eram encontrados muitas vezes nas costas de Uruguay. <br />Para quem quiser ver a imágem aqui vai a URL<br /> https://lh6.ggpht.com/sJruBAaDwqF1xIWtR3vuTvz2D2gcKL2JqUXwZM7_0oeEnNdSLTICJwzNHdcX8P87ObecV5A=s85<br />Aqui também vai o conto “A Maquina Extraviada”<br />https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=1404b7ae7767bd78&mt=application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document&url=https://mail.google.com/mail/u/0/?ui%3D2%26ik%3Deaaf7444b8%26view%3Datt%26th%3D1404b7ae7767bd78%26attid%3D0.1%26disp%3Dsafe%26realattid%3Df_hjytztav0%26zw&sig=AHIEtbRmMrAgscSDqMg3v4j9Dwm4L7A4Dg<br /><br />Edgardo Piriz Milano<br />Edgardohttps://www.blogger.com/profile/16579029910057653798noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-61772052168056567662013-11-12T19:03:51.763-08:002013-11-12T19:03:51.763-08:00O Estruturalismo agrega ao Formalismo no sentido d...O Estruturalismo agrega ao Formalismo no sentido de que passa a observar as obras literárias a partir de sua significação, ou seja, o sentido que se quer passar, sem enfatizar aspectos como o som, rima, etc. Também não são levados em conta aspectos sociais e históricos do contexto de determinada obra, a importância está na busca por um caráter científicos das obras literárias a partir dos aspectos de sentido do discurso expressado por elas.Misael K. Lemeshttps://www.blogger.com/profile/18155832412831824062noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-69971692084229216802013-11-12T18:20:49.259-08:002013-11-12T18:20:49.259-08:00Formalismo
O formalismo russo é um método descrit...Formalismo <br />O formalismo russo é um método descritivo e morfológico, ou seja, visa o conhecimento da obra mediante uma descrição exaustiva dos seus elementos componentes e respectivas funções Interessaram-se pelos problemas fono-estilísticos do verso, ocupando-se com o estudo do ritmo, a relação do ritmo com a sintaxe, análise de esquemas métricos, eufonia etc. Fazem estudos semânticos da linguagem literária, sobre metáforas e imagens, fraseologia, técnicas usadas pelos escritores.<br />O texto a seguir, por exemplo, foi analisado segundo a teoria dos formalistas russos.<br />Gonçalves Dias (Coimbra, julho de 1843) <br />Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá;<br />As aves, que aqui gorjeiam,<br />Não gorjeiam como lá.<br /><br />Nosso céu tem mais estrelas,<br />Nossas várzeas têm mais flores,<br />Nossos bosques têm mais vida,<br />Nossa vida mais amores.<br /><br />Em cismar, sozinho, à noite,<br />Mais prazer encontro eu lá;<br />Minha terra tem palmeiras,<br />Onde canta o Sabiá.<br />Minha terra tem primores,<br />Que tais não encontro eu cá;<br />Em cismar — sozinho, à noite -<br />Mais prazer encontro eu lá;<br />Minha terra tem palmeiras,<br />Onde canta o Sabiá.<br /><br />Não permita Deus que eu morra,<br />Sem que eu volte para lá;<br />Sem que desfrute os primores<br />Que não encontro por cá;<br />Sem qu'inda aviste as palmeiras,<br />Onde canta o Sabia<br />A “Canção do Exílio” é composta por cinco estrofes, sendo as três primeiras, quartetos e as duas últimas, sextetos. Todos os versos são formados por sete sílabas poéticas. Quanto às figuras de linguagem existentes no poema, podemos observar, por exemplo, nas expressões “Minha terra tem palmeiras” (metáfora), “ As aves que aqui gorjeiam” ( antítese) “ Nosso céu tem mais estrelas” ( metonímia), “ Que tais não encontro eu cá”, “Mais prazer encontro eu lá” ( comparação), “ Nosso céu tem...”, “Nossas várzeas te...”, “ Nossos bosques tem...”, “ Nossa vida...” (anáfora).<br />Disponível em: Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/analise-do-poema-cancao-do-exilio/98132/#ixzz2kUJe9Zxn<br /><br />Estruturalismo:<br />O texto é analisado sem buscar referencial fora, do texto por isso é vista pelos estudiosos como um mero resultado da linguagem, um produto fabricado e passível de ser inserido em categorias classificatórias. Assim, pode ser abordado como o alvo de qualquer disciplina científica. O Estruturalismo buscava modelos explicativos de cada um dos gêneros de literatura. Contudo os críticos estruturalistas omitiam as suas opiniões ideológicas, recusando ou evitando o juízo de valor, o que torna discutível sobre o comprometimento científico da obra literária. <br />A "Canção do Exílio" é um dos poemas brasileiros que mais possui intertextualidades e paródias. Escrita em 1843, em Coimbra, onde o poeta estudava, a canção transformou-se num ícone múltiplo. Representa, antes de tudo, a saudade (e a idealização) da terra natal, um sentimento universal e sem idade. Além disso, tornou-se a expressão do nacionalismo num país que acabara de conquistar sua independência política. <br />O Estruturalismo jamais busca informações que estão fora do texto, para eles não importa se há ou não intertextualidade. <br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04130081483715374596noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-87113777941610170032013-11-12T18:10:25.066-08:002013-11-12T18:10:25.066-08:00O estruturalismo analisa uma obra dentro do seu in...O estruturalismo analisa uma obra dentro do seu interior,ou seja,o que importa é o discurso.Sendo assim tudo que está implícito não é considerado,o contexto histórico social, o autor.<br />Estes fatores foram aglomerados para o formalismo,sendo que este privilegia a textualidade da obra e considera as figuras de linguagem:ironia,metáfora e metoninia.A análise estruturalista é muito limitada e perde o valor literário,um exemplo disso seria a obra O CORTIÇO,que se levasse em consideração o contexto social, a interpretação seria bem diferente.( Graciele Borges)Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05772716204651132359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-61289187356793129762013-11-12T18:00:56.232-08:002013-11-12T18:00:56.232-08:00O estruturalismo literário surgiu na década de 196...O estruturalismo literário surgiu na década de 1960 com o intuito de se aplicar à literatura os métodos e interpretações de Saussure, fundador da lingüística estrutural moderna.<br /><br />O estruturalismo, como já se pode notar através da própria palavra, atem-se às estruturas ou ainda, ao exame das leis gerais que regem o funcionamento dessas estruturas. E sua aplicação à literatura requer um distanciamento da obra literária de questões não-literárias, ou seja, extra-textuais. Em outras palavras, a literatura não poderia deixar-se influenciar por questões que estivessem fora da “estrutura”, que seria a própria obra literária.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15372412078133618551noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-77938500142814730272013-11-12T17:58:32.185-08:002013-11-12T17:58:32.185-08:00Uma das contribuições do formalismo russo é o conc...Uma das contribuições do formalismo russo é o conceito tratar a busca pelas regras da linguagem literária, aquilo que permite defini-la em oposição ao que não é literário. Nessa linha do Formalismo Russo, o Estruturalismo buscou modelos explicativos de cada um dos gêneros de literatura. Todavia, os críticos estruturalistas omitiram suas opiniões ideológicas, evitando o juízo de valor.<br />Segundo Roland Barthes, trata-se de uma “actividade” que tem um fim específico: “O fim de toda a actividade estruturalista, seja ela reflexiva ou poética, é de reconstituir um ‘objecto’, de maneira a manifestar nesta reconstituição as regras do funcionamento (as ‘funções’) deste objecto.” (“A Actividade Estruturalista”, in O Método Estruturalista, de Luc de Heush et al., Rio de Janeiro, 1967, p.58). Fonte: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1034&Itemid=2 <br />Lembrei-me de Primeiras Estórias de Graciliano Ramos, a obra retrata questões universais de uma forma única, é mágico sem ser fantástico, não julga deixa para o leitor tirar suas próprias conclusões.<br /><br />LILIAN BIZARROLilian Bizarrohttps://www.blogger.com/profile/10156101671984660853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-52421853246987613162013-11-12T17:48:28.648-08:002013-11-12T17:48:28.648-08:00Acho que o estruturalismo contribui sim para elabo... Acho que o estruturalismo contribui sim para elaboração de obras que não só mais preocupassem com a sua forma, ou seja sua rimas e métricas e outros aspectos, visto que o discurso passou a ser valorizado também, de modo que um texto "perfeito" em sua forma,mas que nada diz ou pouco se entende, parou de ser exaltado, mas passou-se a ser contemplado o discurso do texto e o texto com a união das duas escolas passa a agradar.<br /> Penso que na obra de Altair Martins em Como se moesse ferro seria um boa exemplo deste tipo de junção das duas escolas literárias.<br /><br />Tacianahttps://www.blogger.com/profile/01268592765872155871noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-27949005061146629202013-11-12T17:37:16.133-08:002013-11-12T17:37:16.133-08:00okokAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07492123036394551600noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-62205982004723009522013-11-12T17:37:04.888-08:002013-11-12T17:37:04.888-08:00A colega Clarissa Bubols pediu para avisar que lev...A colega Clarissa Bubols pediu para avisar que levará o material impresso amanhã, pois está sem internet. <br /><br /><br />Maristela Cardoso<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03780964525869056799noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1005654069914821203.post-15553619744306584872013-11-12T17:31:40.371-08:002013-11-12T17:31:40.371-08:00Conforme o estruturalismo que não faz analogias hi... Conforme o estruturalismo que não faz analogias históricas com reflexões externas a obra, e o texto "A morte do autor",refleti sobre a leitura de '' O sol também se levanta "de Ernest Hemingway, da qual conclui que o autor realmente não é mais do que aquele que escreve,possibilitando ao leitor desvendar a história em si,sem alusões impostas externamente,e se,existiam passaram totalmente desapercebidas.O discurso discorre de forma plana dentro do texto,não emitindo opiniões do autor mesmo ao tratar assuntos que poderiam ser polêmicos como alcoolismo,violência,traição,prostituição...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17096665679442370054noreply@blogger.com